Brasileiras contam suas experiências na Inglaterra, abrem o jogo referente a influência da família real no país e explicam a relação da população britânica com a monarquia.
Por: Carolina Fim; Geovanna Freire; Heloísa Cretucci; Leonardo Nogueira e Matheus Torres
Desde antes da constituição da Inglaterra, a monarquia é o regime político inglês. Atualmente, com uma monarquia constitucional, o primeiro-ministro é quem comanda o Poder Executivo. Mas nem sempre foi assim. Os reis e rainhas governam o Reino Unido há cerca de quatro séculos, quase de forma ininterrupta.
Como monarca que está a mais tempo na nobreza britânica, a rainha Elizabeth II, de 95 anos, é a maior representante da realeza há mais de seis décadas. Passando por períodos marcantes da história, mortes na família e sendo acompanhado por gerações, o reinado da rainha se transformou ao longo dos anos, assim como a percepção que moradores do Reino Unido têm sobre a família real.
Entenda mais sobre essas gerações analisando a árvore genealógica:
Para a historiadora e professora Josivania dos Santos, o reinado da atual rainha se adaptou de acordo com os acontecimentos históricos. “A história da família real foi marcada por fases que entraram para história, como o apartheid, segunda guerra mundial, guerra fria, mas a rainha foi se adaptando a globalização, às mudanças econômicas e aos direitos humanos”.
Apesar do regime monárquico, o sistema político é parlamentarista, o governo é dividido em três poderes e a monarquia se tornou uma representação simbólica, mas, continua sendo importante. “A família real se tornou uma tradição cultural para todo o mundo, o comércio inglês fatura com casamentos, divórcios, nascimento, batizado, tudo que está ligado à família rende lucros para o Reino Unido”, ressalta a professora.
Confira alguns desses momentos na galeria abaixo:
O respeito à realeza e o significado que ela tem para os britânicos foram os principais pontos que a brasileira Deise Spencer, dona de um canal no Youtube, identificou quando se mudou para a Inglaterra, há 14 anos. “Os britânicos que conheço defendem muito a monarquia. Para eles, essa é a chave do turismo na Inglaterra, além de acreditarem que é o motivo pelo país ser reconhecido internacionalmente”, explica.
A brasileira conta que ao mudar de país sentiu o primeiro impacto do choque cultural ao se deparar com alusões à realeza por diversos lugares de Londres, cidade onde Deise mora. “Hoje, a monarquia representa a autoridade e a identidade do país. Por onde eu passo, sempre tem alguma representação da família real, sejam fotos, nomes ou lojas de lembrancinhas. A referência deles é tão forte que, em um primeiro momento, quando cheguei, tive a impressão de que era Deus no céu e monarquia na Terra”.
A professora Cláudia Marques morou na Inglaterra de 1995 até 1997, ela acredita que na época em que viveu no país a monarquia exercia uma grande influência cultural devido ao respeito e reconhecimento que a população tem com o patrimônio histórico. “Os ingleses preservam tudo que possui cunho histórico e o estilo inglês. Essa preservação da cultura e dos costumes é representada pela família real”, diz.
Na galeria a seguir, registros dos encontros da realeza com alguns famosos. Confira:
Fonte de renda da monarquia
A fonte de renda da família real é motivo de discussões no Reino Unido. A nobreza não possui salário, mas parte da renda vem dos impostos pagos pela população. “As pessoas mais velhas defendem muito a monarquia, mas percebo que os mais jovens, apesar de respeitar, não entendem o porquê da monarquia ainda existir. Mesmo assim, dificilmente aparecem pessoas contra a nobreza”, conta Deise.
Para Cláudia, a monarquia representa a tradição dos ingleses e, mesmo com conflitos na história, a família real atendeu às necessidades da população. “Quando a Inglaterra teve problemas econômicos, a nobreza abriu mão de privilégios e deixou de ser sustentada exclusivamente pelo governo”, opina.
Além dos assuntos já abordados, quando o assunto é realeza britânica muitos fatos curiosos surgem. Abaixo, confira alguns fatos que provavelmente você ainda não sabia sobre a rainha Elizabeth II.
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre a realeza confira algumas obras sobre o tema:
Comments